domingo, 10 de março de 2013



NEUROCIÊNCIA VAI À PRAIA

Data: 12 de março, das 15 às 19h, e 16 de março, das 9 às 18h, 2013
Local: Posto 4 - Praia de Copacabana, Rio de Janeiro RJ
Telefone: (21) 95102230; (21) 97477509

Responsáveis: Patricia Bado, Theo Marins
Email: bado.patricia@gmail.com
Website: http://riosfnchapter.blogspot.comhttp://www.facebook.com/events/169384433211327/
Colaboradores: Myriam Monteiro, Glaucia Bento dos Santos, Anna Carolina Rego Costa, Mônica Rocha, Sérgio Gomes, Gabriel Coutinho, Débora Lima, Jorge Moll, Fernanda Tovar-Moll.
Instituições de apoio/realização: Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Programa de Ciências Morfológicas – ICB, Dana Foundation, Rio SfN Chapter, Programa Avançado de Neurociências e SBNeC.

Durante a semana do cérebro (11 a 17 de março), uma série de atividades interativas será promovida na orla carioca, para apresentar a neurociência de forma prática e simples para crianças, jovens e adultos. Em uma tenda montada no posto 4 (Copacabana), o público poderá fazer exercícios de memória, de velocidade de reação, de atenção visual, de reflexo, de estímulos sensoriais e de ilusões visuais com o objetivo de expandir o conhecimento do funcionamento cerebral. O evento é promovido pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), patrocinado pela Rede D’Or São Luiz. Os exercícios, que serão aplicados por alunos de pós-graduação em Neurociências das duas instituições de ensino, irão mostrar como o cérebro funciona e desempenha algumas funções importantes do dia-a-dia. Além dos exercícios interativos, também haverá uma exposição de cartazes com conteúdo neurocientífico relativo a diversas áreas de conhecimento (demências, treinamento cerebral, drogas, alimentação e exercício físico) e será distribuído material informativo, com conteúdos relacionados e links úteis onde as pessoas poderão buscar maiores informações.